segunda-feira, junho 06, 2005

Arte


Na cidade de Chiba, perto de Tóquio, vi esta estátua. Achei que a silhueta contra o sol matinal fazem uma boa composição, que tal?
Um detalhe. Tóquio, e muitas outras cidades japonesas, são cheias de obras de arte, espalhadas por suas ruas. Acho que é uma coisa que falta em Brasília. Não precisa ser algo como os bustos e fontes que a gente vê espalhados em Sampa e no Rio. Mesmo algo moderno ajuda. Não digo que não tenha, mas acho que poderia ter um pouco mais.
Aproveitando a chance, uma reflexão sobre arte: Muitas pessoas gostam de arte moderna e surreal. Eu pessoalmente não sou grande fã. Por dois motivos. Não entendo e não acho muito agradável.
Não quero desdenhar do estilo, acho que tem grandes méritos. Eu só não gosto. Também tem muitos picaretas que jogam um monte de tinta num quadro e chamam de arte (mas há casos em que isso é arte verdadeira). Por outro lado, durante muitos séculos, diversos pintores e escultores (talvez solitários?) contribuíram para o tesouro cultural da humanidade com diversas imagens de mulheres usando trajes de Eva. Nada mal... :)
Deixando essa discussão de lado, acho a figura humana (feminina) um ótimo tema para arte. Sinceramente, acho isso muito mais palpável (em ambos os sentidos) que linhas e borrões desordenados sobre uma tela. :)
Mas para não dizer que sou um radical, fui uma vez a uma exposição permanente de esculturas modernas na cidade de Hakone, que achei excelente. E a figura humana era tema dominante na maioria das obras. Quando puder, coloco umas amostras.