quarta-feira, maio 09, 2007

Criatividade à beira-mar


O Japão, sendo um país-arquipélago, é constantemente ameaçado pelo poder do mar. Para tentar reduzir um pouco o vigor das ondas, os japoneses resolveram colocar barreiras em todo lugar disponível. Mas qual seria a graça de ter barreiras de pedregulhos ou terra quando se pode ter o melhor que a tecnologia moderna(?) pode oferecer?
Muito provavelmente para aumentar a eficiência e velocidade de montar barreiras, os japoneses escolheram formas geométricas regulares, dispostas como se fossem um gigantesco brinquedo de crianças. Não sei dizer quanto à eficácia do projeto (deve funcionar bem, já que tem aos montes) mas, em termos de estética, com certeza merece as melhores notas.
Graças às barragens criativas, mesmo o litoral parece meio que do futuro. Felizmente, eles têm o bom senso de não soterrar praias de areia, apenas colocando estas monstruosidades nas regiões mais inóspitas do litoral.
Imagino que cada uma dessas 'pecinhas' deva custar tanto quanto pese. Mesmo levando em consideração os benefícios da produção em massa, quanto será que custa cada um?
Por sinal, eu não faço a menor idéia de como se chama isso em português ou japonês. Alguém se habilita?

Marcadores: , ,