sábado, maio 19, 2007

Torcida organizada!

No Japão, as escolas e universidades dão espaço para os alunos praticarem atividades extracurriculares, organizadas e coordenadas por eles mesmos. Estes grupos de atividades são chamados clubes. Nos clubes, além da prática da atividade em si, seja esporte ou arte, os alunos conseguem se entrosar e desenvolver responsabilidades, já que têm de participar assiduamente das atividades do clube que participa, sob o risco de serem 'convidados' a mudar de atividade se faltarem muito sem um motivo justo.
Como já falei, há todo o tipo de clube: desde poesia, jardinagem até beisebol e artes marciais. Hoje, eu apresento um dos clubes mais interessantes, o de torcida organizada.
E por que não torcida organizada? Afinal, se você vai ter pessoas praticando esportes e representando sua escola ou universidade em competições, nada mais apropriado que ter um grupo que treina constantemente para dar o apoio moral.
A torcida que eu vi era da universidade Hitotsubashi, localizada na periferia de Tóquio. A torcida desta universidade era realmente organizada: uniformes, bandeira gigante e líder. Bom, as imagens falam por si mesmas.
Como não podia deixar de ser, o líder entra e faz uma reverência. Logo depois, começa a canção(?) de torcida. Detalhe, a 'canção' é ininteligível, gritada a plenos pulmões:
É claro, o grupo todo segue: Durante toda a apresentação, temos o acompanhamento de um gigantesco bumbo:
Eventualmente, eu percebi a enorme bandeira da universidade (a gritaria distraía bastante):
Eventualmente o grupo fazia umas poses de efeito. Qual era o efeito procurado, eu não sei, mas era interessante de olhar.A apresentação durou alguns minutos, seguindo mais ou menos esse padrão. Apesar de parecer estranho e até um pouco cômico para os de fora como eu, a atividade era levado muito a sério pelos participantes, em especial pelo líder, que ficou meio 'carrancudo' toda a apresentação.
E então? Que tal formar sua própria torcida organizada? Se estiver pensando no assunto, já tem um modelo interessante para seguir.

Marcadores: , ,