quinta-feira, julho 19, 2007

Bicicletas!

Com a enorme e eficiente rede de transporte público em Tóquio, os carros não são tão essenciais como em outras cidades. É claro que isso não impede que milhões de pessoas comprem seus possantes quatro rodas por aqui. Outro meio de transporte expressivo por aqui é a bicicleta. Para curtas distâncias (médias e longas também), nada melhor. Saudável e ecológico é o meu jeito favorito de me mexer. Para melhorar, todas as calçadas são rebaixadas (provavelmente para facilitar o trânsito de cadeiras de rodas) e eu nunca vi um buraco na rua por aqui.
As bicicletas são inclusive registradas na polícia, o que possibilita a eventual localização em caso de roubo (há uma etiqueta que corresponde à placa de um carro).
A grande maioria são bicicletas de modelo mais antigo, com cestinha na frente, voltadas basicamente para donas-de-casa, daí o apelido Mamachari (bicicleta da mamãe). Entretanto, como não podia deixar de ser, há modelos mais 'exóticos'. Aqui eu apresento alguns deles.
Esta lembra as motos estilo 'easy-rider'. Parece ser um pouco desconfortável de usar, mas tudo vale em nome do estilo! :)Essa é boa para os nostálgicos, lembrando as primeiras bicicletas. Só faltava ter o pedal integrado à roda da frente, mas isso já seria exagero. No mesmo dia vi três garotas andando em bicicletas desse tipo, então imagino que seja popular entre o público feminino.
Para finalizar, uma mistura de dois estilos consagrados: bicicleta dobrável e de velocidade. Imagino se essa é personalizada ou se realmente saiu de fábrica assim. Pareceu bem mais desconfortável que primeira, mas como eu falei antes, tudo pelo estilo?
E você? Qual o seu estilo?